Caso Clínico Junho 2024

André Gonçalves, Artur Antunes, Helena Vasconcelos

Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Leiria

Doente do sexo masculino, de 86 anos, com antecedentes de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e síndrome demencial, autónomo nas AVD's, é internado por descompensação da sua doença cardíaca de base com astenia marcada. Associadamente, com queixas de diarreia aquosa, sem sangue ou muco, que não poupava o período noturno, anorexia e perda ponderal de 15 Kg, com 3 meses de evolução. Sem contexto epidemiológico relevante ou introdução de novos fármacos recentes.

Analiticamente com anemia ferropénica, hipoalbuminémia marcada e hipomagnesémia, sem outras alterações. Do estudo etiológico, pesquisa de Clostridioides difficile, serologias e coproculturas negativas. Eletrocardiograma com padrão de baixa voltagem, ecocardiograma transtorácico com hipocinésia global e padrão de "sparring apical" sugestivo de miocardiopatia infiltrativa. Imunofenotipagem sem pico de células monoclonal.

Colonoscopia Total com diverticulose cólica, sem outros achados. Endoscopia alta com mucosa de D2 granular e friável com pregas esbranquiçadas, muito espessadas e proeminentes. Realizadas biópsias. Pedida cintigrafia óssea 99m-TC-DPD, pela Cardiologia, que objetivou franca captação anómala na região cardíaca. O doente morreu três meses após o diagnóstico por quadro de insuficiência cardíaca agudizada, apesar da melhoria do quadro diarreico sob loperamida.

Qual é o diagnóstico?

  Doença Celíaca
  Sprue Tropical
  Amiloidose senil
  Doença de Whipple

Já foi submetida uma resposta com este email.

É o proprietário do email e não submeteu resposta? contacte-nos


É o proprietário email e não submeteu resposta? contacte-nos.

Caso Clínico Junho 2024

voltar