O atual Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) resultou da fusão dos serviços existentes nos hospitais de Faro e Portimão aquando da constituição deste Centro Hospitalar. Mantém ambos os polos, potenciando os seus recursos humanos e técnicos. O nosso Serviço presta assistência a toda a população do Algarve, que compreende cerca de 450 000 pessoas, a que acrescem sazonalmente vários milhares dado o caracter eminentemente turístico da nossa região.
O Serviço conta com 11 especialistas na Unidade de Faro (Dr. Horácio Guerreiro, Dra Teresa Belo, Dr. Paulo Caldeira, Dra Cristina Inácio, Dr. Francisco Velasco, Dr. Bruno Peixe, Dra Rita Ornelas, Dr. André Ramos, Dra Marta Eusébio, Dra Ana Margarida Vaz, Dra Tânia Gago) e 4 especialistas na Unidade de Portimão (Dra Margarida Sampaio, Dra Helena Tavares Sousa, Dra Ana Margarida Vieira, Dra Patrícia Queirós). O Dr. Paulo Caldeira é o atual Diretor do Serviço, sendo a Dra Helena Tavares Sousa a Coordenadora da Unidade de Portimão.
O nosso serviço desenvolve uma intensa atividade assistencial repartindo-se por várias áreas funcionais.
O internamento conta com 16 camas no Serviço de Gastrenterologia em Faro e 6 camas no Serviço de Especialidades Médicas em Portimão.
Em termos de Consulta Externa, para além de consulta de Gastrenterologia Geral, disponibiliza consultas especializadas, nas duas unidades, de Hepatologia, Doença Inflamatória Intestinal, Pâncreas e Vias Biliares, Proctologia, Nutrição Clínica e Doença Oncológica Digestiva, esta última com componente multidisciplinar, mas onde o nosso serviço teve papel preponderante na sua organização.
Relativamente às técnicas, dispomos de Unidades de Técnicas de Gastro nos dois hospitais, com sete sala de endoscopia e 2 salas partilhadas com apoio de radoscopia, onde desenvolvemos uma vasta atividade na endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica, passando pela Enteroscopia por pulsão e duplo balão, Enteroscopia por Cápsula, CPRE, Ecoendoscopia e Ecografia. Um dos nossos principais objetivos a curto prazo, além de aperfeiçoar o desempenho técnico e renovar os equipamentos, passa por constituir uma unidade de estudos funcionais do tubo digestivo.
O Serviço conta ainda com um Hospital de Dia em ambos os polos, que assegura tratamentos em regime de ambulatório sobretudo a doentes do foro da Doença Inflamatória Intestinal e da Hepatologia.
A Urgência de Gastrenterologia para todo o Algarve é assegurada 365 dias por ano entre os dois polos, com presença física diurna de 12 h e em prevenção nas restantes 12h noturnas.
Sendo um serviço que vê na formação pós graduada uma parte importante da sua missão e uma mais-valia presente e futura, conta neste momento com um total de 7 internos, 4 na Unidade de Faro (Dra Ana Catarina Cunha, Dr. Pedro Campelo, Dra Sónia Barros e Dr. Luís Relvas) e 3 na Unidade de Portimão (Dra. Joana Roseira, Dr. João Neves, Dra Viviane Martins).
Outra vertente que consideramos extremamente importante é a colaboração com o Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, sendo as duas Unidades locais de estágio de Gastrenterologia dos alunos do 5º ano. De referir que temos desenvolvido uma parceria científica com a Universidade do Algarve, que tem crescido ao longo dos anos, que se tem traduzido na realização de vários de projetos de investigação apresentados em reuniões científicas ou sob forma de publicações.
O Serviço de Gastrenterologia do CHUA é, pois, constituído por uma equipa dinâmica e com motivação de crescimento nas mais diversas áreas, empenhada tanto na formação pré e pós-graduada como na prestação de cuidados de saúde da melhor qualidade à população Algarvia e visitantes, contribuindo para que o CHUA se afirme como uma unidade hospitalar de referência no Serviço Nacional de Saúde.
(Drª Ana Margarida Vaz, Dr, Bruno Peixe)